Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do C.E.B.M. SÃO MATEUS leva em conta Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96. a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Currículos Nacionais – PCN e as Deliberações do Conselho Estadual de Educação. Adota a metodologia pedagógica sóciointeracionista para o trabalho com os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular.

Nosso objetivo, portanto, é educar para a vida, fazendo com que o aluno cresça em todos os sentidos. A escola não é colocada apenas como um espaço formal de aprendizagem, mas sim onde se adquire o conhecimento por meio de experiências vividas.

Os educadores se empenham tanto em construir conhecimentos, quanto ensinar valores que são a base para que, no futuro, o aluno seja um adulto feliz, capacitado e consciente de seu papel na sociedade.
Para atingir esta proposta, o estudo das diversas áreas do conhecimento tem como significado último: criar, refletir, construir, aprender, participar, expressar, conversar e, acima de tudo, entender o mundo e seus problemas; a liberdade e seus limites; ser solidário, amar e respeitar o próximo; fazer a relação destes conceitos com os conteúdos que “ganham vida” quando o aluno coloca significado no que aprende, ou seja, faz relação da teoria com o mundo real; além de entender, respeitar e educar o próprio corpo.

A fundamentação pedagógica para esta ação educativa são as teorias Crítico-Social dos Conteúdos e a Escola Novista por entender-se que estas duas escolas se preocupam em EDUCAR e FORMAR o indivíduo para a vida.

Não perca a chance de estudar conosco.